Fashion Police: Qual é seu estilo? (Parte 2)
02:11Texto e Revisão por Dan Coelho
Mas deixando de lado a badalação fashion de Fortaleza, O Fashion Police continua hoje com o segundo post da série Qual é o seu estilo... perdeu o primeiro? Então não perde tempo e clica aqui.
Tudo atualizado? Então larga o que tá fazendo, abre o closet e se joga!
Vestidos, espartilhos, leques... Calma, calma, não estamos falando de uma novela de época da Globo TV não! O Fashion Police embarca hoje em uma breve viagem pelo mundo clássico da moda. Aquilo que alguns ousam chamar de “velho” ou “antiquado”, que já foi usado pela sua mãe ou até mesmo pela sua vó (!), mas que ainda hoje resiste graças às mãos habilidosas ou nem tanto assim dos estilistas contemporâneos.
Clássico é bom gosto. Clássico é tudo de bom!
Romântica:
A maioria de vocês provavelmente já ouviu falar do movimento literário conhecido como ‘Romantismo’, não é? As que responderam sim, provavelmente associaram de imediato o nome deste estilo com o mesmo e, devemos dizer, que não se enganaram. O estilo romântico tem suas raízes fixadas na mesma época do movimento literário (inclusive inspirando composições, como esta, baseda n'O Pequeno Príncipe), e trazia para as brasileiras toda a sofisticação da intricada moda européia no Século XIX.
Contudo, os vestidos pesados das francesas, definitivamente não podiam coexistir com o calor infernal dos trópicos, o que fez com que as roupas fossem se adaptando, deixando de ser associadas ao desconforto e virando sinônimo de charme e identidade. Cheio de peças rendas e de vestidos com muito movimento este estilo foi realmente concebido para moças mais recatadas, ou românticas se você prefere chamar assim.
Cabelo: O Cabelo de uma mulher romântica segue os moldes das princesas dos contos de fadas. Sempre longos, independendo de serem lisos ou mais cacheados, os cabelos ocupam um papel importantíssimo na singularidade deste estilo. Nos últimos anos, o cabelo ondulado e as tranças fazem a cabeça das adeptas dessa linha de estilo.
Peças-chave: Se tivéssemos que escolher somente um tipo de peça para este estilo, esta certamente seria o Vestido. A peça de roupa que melhor representa a feminilidade sempre aparece em tons claros (quem lembram a pureza), na altura das coxas e em tecidos leves (como aqueles semelhantes a Véu) e soltos. A renda também aparece em muitas peças antológicas (muito conhecidas) do estilo, principalmente nas passarelas nordestinas. Blusinhas estampadas com listras, estampas florais e bolinhas também valem, mas sempre tenha algumas camisetinhas brancas e lisas.
As mais moderninhas podem apostar em blazers ou cardigãs, que quase sempre deverão aparecer em branco, tons pastéis e colorido leve. Nos pés sapatilhas podem acompanhar quase tudo e sandálias de salto em tons próximos ao da pele e rosa são uma ótima ideia.
As mais moderninhas podem apostar em blazers ou cardigãs, que quase sempre deverão aparecer em branco, tons pastéis e colorido leve. Nos pés sapatilhas podem acompanhar quase tudo e sandálias de salto em tons próximos ao da pele e rosa são uma ótima ideia.
Chapéus como os de modelagem Clochê para quem gosta de uma coisa mais anos 20) são ótimos acessórios, seguidos de pulseiras e anéis de bijoux ou mais para a linha folk.
Retrô
Quem diz crer na existência de originalidade infinita muito se engana, pelo menos quando se fala de moda, uma vez que não é novidade pra ninguém que todos os anos os estilistas pegam algo já criado no passado para se inspirar e dar vida a novas coleções. É justamente desse processo “Fênix” da moda que veio a luz o estilo Retrô-chic, ou só Retrô para os íntimos.
Refinando a moda geral do século desde o começo do século XX, os adeptos do Retrô existem em grande variedade singularizando-se entre si de acordo com a época com a qual mais se identificam, são inventivos e exóticos, talvez por isso tenham ganhado tanta visibilidade na cena da moda contemporânea mostrando que é antigo nem sempre é cafona.
Refinando a moda geral do século desde o começo do século XX, os adeptos do Retrô existem em grande variedade singularizando-se entre si de acordo com a época com a qual mais se identificam, são inventivos e exóticos, talvez por isso tenham ganhado tanta visibilidade na cena da moda contemporânea mostrando que é antigo nem sempre é cafona.
Cabelo: Os cabelos da adepta do retrô são inspirados principalmente nas pinups, com seus cabelos volumosos e ondulados geralmente cultivados bem grandes, mas também se vê o bom e velho Chanel como um ícone.
Os acessórios ocupam um cargo importante na composição: Releituras de óculos dos anos 50 (olho de gato) dão um up na sintonia do look, mas há também quem prefira os já tão famosos wayfarers. As bolsas aparecem com freqüência desde o tamanho ‘baguete’ ao estilo vovozona mesmo. Lenços também ajudam a formar composições interessantes. De resto, para quem pretende pegar algumas idéias do look, recomendamos uma “garimpada” nos looks das décadas do século XX para saber o que te agrada mais.
Geek
Tem muita gente que acha que de tanto estudar fica sem tempo pra pensar nessa coisa moda, mas aqueles que discordam... bem, estes sim podem mandar tão bem nos estudos quanto no look. O estilo Geek, ou Nerd, nasceu para desfazer a polêmica de que só as ‘patricinhas’ desmioladas podiam entender de moda. Baseado justamente nas pessoas estudiosas que sempre nos ajudam nas provas o estilo Geek adquiriu muita fama, tanta que muitos detalhes do esqueleto do estilo (como o xadrez) vira e mexe dão o ar da graça nas passarelas.
Cabelo: Vê-se adeptas do Geek com os mais diversos cortes, desde o mais curtinho (tipo, Emma Watson pós-Harry Potter) até os cortes de longos já exemplificados e associados ao estilo Romântico. Este aspecto fica ao seu critério uma vez que a ideia do estilo é passar uma imagem mais nerd mesmo, deixando o cabelo como um aspecto secundário.
Se a postagem atrasar mais uma vez, eu acabo com a raça de vocês. |
É isso, gente, assim termina mais um post - um pouco atrasado - do Fashion Police (mais fotos dos looks aqui apresentados você confere no nosso flicker). Estamos preparando muitas coisas boas paras as próximas semanas.
Quer mostrar seu look?
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica?
Mande um e-mail para
fashionpolice.fashion@yahoo.com.br
Curtam o final de semana com responsabilidade e, claro, causem muito!
0 comentários