Fashion Police: Qual é seu estilo?
01:58Conceito e Definição por Lucas Souza
Texto e Revisão por Dan Coelho
Segunda-feira, dia de muita preguiça, dia de contar o que você fez no final de semana e lamentar a torto e a direito o recomeço de mais uma longa semana de aulas/trabalho. Porém, estamos nós aqui do FP, sua coluna de moda no Socorro, eu cresci, trazendo muita moda, informação e bom-humor com o único intuito de salvar – ou pelo menos amenizar - sua MONDAY (música pra segunda-feira ninguém faz, né dona Rebecca Black!).
O post dessa semana é direcionado a quem gosta de sair sempre linda e impecável. Mas que ao mesmo tempo sabe que isso é uma tarefa realmente difícil, pois sempre rola aquele "troca vestido por calça, calça por vestido", ficando aquela dúvida: Com que eu roupa eu vou?
Existem várias respostas óbvias para essa pergunta, mas na dúvida o F.P. manda você vestir a única roupa que nunca sai de moda, tampouco causa constrangimentos: CRIATIVIDADE (Porque ninguém merece sair pra festa sempre com aquele mesmo vestidinho balonet e sapatilha da Zaxy sua amiga).
Constrangimentos à parte o F.P. começa hoje uma série (com este post enooorme) de postagens sobre os mais diversos estilos da atualidade, mas com dicas pra que você seja única mesmo se eventualmente se tornar uma adepta. Cada tópico conta com uma breve explanação geral do estilo, bem como dicas sobre os cortes de cabelo mais adequados e peças-chave do mesmo.
Larga o que tiver fazendo, abre o closet e vem com a gente!
Uma breve (e necessária) Reflexão Sobre Estilo:
Emo (Old?), Punk, Moderna, Romântica, Descolada... O F.P te pergunta: Você já parou pra pensar qual é o seu estilo?
Não é uma pergunta fácil de responder. Muitas pessoas não conseguem definir o que usam e outras, muito presunçosas, devo acrescentar, dizem que ‘criam seu próprio estilo’, o que sabemos ser uma mentira pois todo mundo se inspira em alguma coisa mesmo que não ligue para essa coisa de moda.
De acordo com o dicionário a palavra ‘estilo’ é sinônima de ‘gênero’, ‘caráter’, ou ainda ‘classe’ e ‘elegância’, tudo isso tem muito a ver com a concepção fashion da palavra, mas os significados deste termo vão muito mais longe.
Acima de tudo, o Estilo fala sobre uma comunicação, sobre o que você está dizendo ao mundo quando escolhe suas roupas. O que você está dizendo quando veste aquele vestido de florzinha com uma sapatilha da moranguinho?
Ou ainda quando veste roupas largas e desleixadas? Esse é o ponto. Quando falamos de roupa, o estilo é aquilo que dá o tom da sua personalidade, bem como os seus valores, ao conjunto de peças da indumentária.
Entretanto, este tom, pede por harmonia, pede uma conexão lógica, visual e conceitual entre as peças. Por exemplo, é fácil perceber que aquela saia jeans até o joelho não tem nada a ver com um scarpin vermelho, pois as peças compõem estilos diferentes e, portanto entram em desarmonia quando vestidas juntas. É claro que nem todas as combinações são assim tão óbvias, e isso talvez explique porque tanta gente se “veste mal” (o que é um conceito relativo que exploraremos num futuro próximo).
Escolher um estilo ajuda bastante na seleção de peças e ao mesmo tempo te ajuda a passar a mensagem correta. Seja sensata, escolha algo de acordo com sua idade, tipo físico, cabelo, condiçõe$ e, claro, personalidade. É importante ressaltar que não estamos aconselhando você a se tornar um zumbi desse ou daquele estilo, você sempre vai adicionar um pouco dos seus gostos e personalidade ao conjunto da obra (sempre pensando na harmonia, não esqueçam) ou até mesmo misturar elementos de dois estilos, afinal, mesmo adeptas de um mesmo estilo, podem e devem ser distintas entre si, pois cada ser humano é único (um clichê verdadeiro) .
A seguir começaremos com os estilos modernos.
Lembrem-se: Criatividade Sempre e Mãos à Obra.
ESTILOS MODERNOS
Resolvemos começar pelos estilos modernos por eles serem os mais abrangentes e populares estilos. O que chamamos aqui de Moderno, nada mais é que uma cultura de indumentária inspirado, obviamente, na vida cosmopolita. Vanguardismo e Praticidade são as palavras de lei, mas alguns aspectos do clássico também podem se mesclar com qualquer que seja seu estilo de maior identificação.
Subdividimos os estilos urbanos em quatro básicos:
Casual, Street e Rocker que são apresentados a seguir.
Casual
A praticidade comanda esse look. Com peças bem largadas, o casual é ideal para a mulher que gosta de se vestir de maneira prática, mas que não deixa lado sua feminilidade e glamour. Esse estilo é regrado pelo minimalismo. “O que é isso?”, O menos é mais. “Como assim?”, bem é exatamente isso. O charme do estilo está no número mínimo de peças, está em sempre deixar a pele exposta.
Além disso a mulher casual é um pouco nude de acessórios (por que nenhuma mulher ocupada passa horas decidindo entre brincos e anéis), se for usá-los opte por headbands, pulseiras descoladas, algo mais folk (afro ou indígena) ou surf se for do seu agrado, ou ainda bijoux coloridas para dar uma animada no look.Nunca, nunca brincos pesados, okay? Apenas aqueles mais simplezinhos. Cintos fininhos também são indicados. Entretanto cuidado, a linha entre o casual e o desleixado é bem tênue, então tome cuidado para não exagerar nos rasgões e no “largadismo” do look.
Cabelo: Os cortes ideais para o estilo casual são bem subjetivos. Os cabelos curtos são naturalmente mais práticos, mas ter um cabelo médio ou um pouco mais longo não cai mal, embora este tipo os use amarrados ou ainda nas comentadíssimas tranças. Para as mais teens, mechas californianas, entre outros tipos de tingimento parcial, caem muito bem.
Peças-chaves: As peças deste estilo evocam aos anos noventa, então procurar por peças em bazares é uma ótima ideia. Abuse de regatas lisas de várias cores (mas tenha pelo menos duas brancas e pretas), Coletes de mescla (não-sociais) em cores suaves, Blusas de Flanela de manga longa dobrada (Xadrez). Vestidinhos de alça em tons pastéis são ótimos para o dia ou ocasiões que peçam um pegada mais meiga, Shorts desfiados, Calças jeans rasgadas também são perfeitas. Nos pés: Sandálias rasteiras (com bom-senso, por favor!) e para ocasiões mais formais um peeptoe ou sandálias de meia-pata, sempre deixando o peito do pé exposto.
Street
Este é o estilo mais abrangente de todos. Ele possui algumas subdivisões baseada no nível de “radicalidade” da adepta. A mulher Street é aquela que consegue ser ainda mais largada do que a Casual, pois seus looks são todos baseados na cultura dos subúrbios americanos e nos esportes radicais como o skate e o patins bem como nas bandas de rock mais moderno. Aqui a sensualidade é deixada um pouco de lado para dar lugar à rebeldia, que mesmo assim guarda certo charme. Este estilo é o preferido de 6 a cada 10 adolescentes menores que 16 anos no EUA.
Cabelo: Cortes médios repicados com mechas coloridas e distribuídas em franjões (que não devem atrapalhar sua visão, okay?). As mais ousadas podem ainda arriscar nos cortes inspirados numa tribo urbanda inglesa, os from UKs, mas sem exageros.
Peças-chave: O preto comanda em Graphic T-Shirts (blusas com desenhos estampados), Blusas com estampas retrô (bolinhas, listrado, xadrez...), Shorts (de couro e jeans), Calça Skinny de cor escura, Calças estampadas (com ênfase no xadrez). All Stars (um clássico!), Tênis ‘basqueteira’, Botas Galocha e Oxfords. Quanto aos acessórios as Streets possuem a maior liberdade entre os estilos, mas pulseira de bijoux e munhequeiras sempre são boas pedidas (quando for escolher munhequeiras prefira as mais coloridinha às pretas que são muito clichê). Headbands, Lenços, bonés de aba larga, e chapéus Fedora em tonalidade escura são ótimas opções para o que usar na cabeça. Podem brincar com bolsas coloridas e estampadas, mas tenha uma de couros sempre à mão.
Nota: Tome cuidado no que você vai montar viu? Nem tudo que foi listado acima pode ser usado imprudentemente, uma vez que, que este estilo abrande desde a linha mais Skatista à Rockeira mais emo romântica principalmente no que diz respeito a estampas. A Street pode e deve abusar do estampado, mas nunca, nunca, nem que sua vida dependa disso, use duas peças estampadas juntas, fomos suficientemente enfáticos?
Eis a radicalidade em couro e flanela. Se a street é inspirada no rock as Rockers são as próprias guitarras e baterias personificadas. Este estilo tem sua origens, como o próprio nome sugere, no rock em geral, o que abrange do glam dos anos 60 ao grunge dos final do anos 90. A Rocker é principalmente uma mulher de atitude ousada do sapato à maquiagem, mas é claro sem abandonar a elegância e a sensualidade provocante e intensa que que é a assinatura do estilo. Este é o mais ousado do estilos, portanto tome cuidado ao selecionar algumas peças pois ousadia pode ser facilmente confundida com vulgaridade fica a dica.
Cabelo: O cabelo curto, no mínimo à altura dos ombros, é praticamente lei para esste estilo. Corte superousados, desfiados, desconectados e estaqueados são a grande pedida. Há ainda uma variação de cabelo mais longo e ondulado que dará um boom se o que você quer é da um up na sensualidade.
Peças-chave: A blusa de flanela é a peça-chave absoluta deste estilo, afinal essa peça que hoje é super democrática já foi símbolo do rock, então segue a lista: Blusa de flanela de todas as cores e tamanhos (brincadeira), Jaquetas de couro e jeans (totalmente opcional para quem vive nos trópicos), Graphic T-Shirts (evitando estampas muito coloridas e preferindo nomes de banda), algumas peças com estampas animais também não caem mal. Shorts jeans desfiados, normais e detonados (principalmente naquela tonalidade mais azul piscina que dá um ar mais retrô). Nos pés, salto sempre quanto mais alto melhor ou ainda botas galocha. No quesito acessório os Meias arrastão lideram, óculos também possuem relação íntima com esse estilo, sobretudo as releituras retrô: Wayfarers ou para as mais conservadoras o bom e velho Aviador. Correntes e acessórios de metal também casam bem com as peças mais escuras.
Não acredito que já acabou... |
Então, por quanto é isso, gente. Mas não precisa se desesperar porque sexta a gente tá de volta (Lembrando que a coluna Fashion Police sai às sextas, que era pra quando este post estava previsto mas não foi possível devido a um pequeno contratempo). Nas próximas semanas entraremos nos estilos mais conservadores, ou clássicos, como prefiram. Em matérias futuras também apresentaremos look montados de cada um desses estilos. (Se você quiser ver mais fotos destes estilos apresentados aqui, visite nosso flickr)
Quer mostrar seu look?
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica?
Mande um e-mail para
fashionpolice.fashion@yahoo.com.br
Curtam a semana e causem muito. Até a próxima.
0 comentários