Por Alynne Moreira
A regra dos terços tem um papel fundamental para quem tem problemas com enquadramentos, o que é bem comum. As vezes estamos diante de uma paisagem magnifica e não conseguimos fotografa-la de um jeito que possa transparecer a sua verdadeira beleza.
Aí entre a regra dos terços que consiste em dividir a tela em 9 partes iguais e na hora de fotografar é só posicionar os "pontos interessantes" da foto nas suas intersecções.
Em alguns casos, como na minha câmera. É possível colocar os terços na imagem. Podendo assim, ter um melhor enquadramento de algo que você esteja fotografando.
> Na maioria das vezes gosto de dar destaque a algo deslocando mais para o lado. Mas tudo depende de uma percepção, dependendo do objeto, do lugar e da ideia que você tiver vale o enquadramento que foto pedir.
Percebe-se nessa foto que a objeto de destaque deslocado
para a lateral da foto deixou tudo mais interessante.
> Já na foto abaixo se a montanha coberta de gelo estivesse não estivesse no centro, eu não acharia a foto tão interessante. Tudo isso na minha opinião gente.
Esse "instrumento", também é ótimo para retratos, ajuda muito, sempre ou quase sempre tentando dar ênfase aos olhos que são a alma de um retrato e meio que centralizando tudo. Claro que isso tudo é apenas um meio de facilitar sua fotografia, depois que você pegar o jeito não vai mais precisar usar dessa "regra". Em fotos com pessoas e mais amplas vale posicionar a pessoa também na lateral, assim você pode mostrar o local e dar destaque a pessoa da foto!
Mas lembrem-se que as vezes centralizar é bom!
Agora ficou menos complicado?