Projeto Borboleta: Ame ao teu próximo, como a ti mesmo.

20:43

Por Débora Queirós 

PROJETO BORBOLETA
As regras são: 
  1. Quando você sentir vontade de se cortar, comer muito para aliviar a tristeza, de se mutilar ou de se ferir de alguma maneira, pegue uma caneta ou canetinha e desenhe uma borboleta na sua mão, braço ou local onde se corta.
  2. Dê à borboleta o nome de alguém que você ama ou quer ver você melhor.
  3. Você tem que deixar a borboleta desaparecer naturalmente. NÃO tire ela da pele lavando.
  4. Se você se cortar ou se ferir propositalmente antes da borboleta ter ido embora, você a matou; se você não fizer isso, ela vive.
  5. Se você já tiver mais de uma borboleta, qualquer auto ferimento mata todas as outras.
  6. Outras pessoas podem desenhá-las em você. Essas borboletas são MUITO especiais, tome conta delas.
  7. Mesmo que você não se auto flagele, se sinta livre para desenhar uma borboleta para mostrar seu apoio. Se você fizer isso, dê a ela o nome de uma pessoa que você conhece e que se machuca pra exteriorizar a dor ou está sofrendo agora e diga a ela. Isso pode ajudar.
Pensamos que casos de automutilação acontecem apenas em algumas tribos, como uma forma simples e sem danos maiores. Mas não, esse problema está cada vez mais comum, principalmente entre adolescentes.

Já tive e estou com familiares em depressão, acreditem, eles são capazes de qualquer coisa. Se você, assim como eu conhece alguém ou até mesmo não conhece, mas sabe que existem milhões lá fora, desenhe hoje uma borboleta em seu braço, isso vai mostrar apoio e se alguém perguntar, apenas responda:
- ESTOU PROTEGENDO ALGUÉM MUITO ESPECIAL.

Você pode gostar também:

40 comentários

  1. O projeto me ajudou muito, me fazendo interromper um impulso de forma branda. Acho que deveriam mesmo levar esse projeto pra frente! Ficaria muito feliz em ajudar. Contatem-me. kams-s@live.com

    ResponderExcluir
  2. Sério? Que coisa boa. Eu estou com uma desenhada no braço. *-* Vou entrar em contato com você, pra contar um pouco mais sobre tua história.

    ResponderExcluir
  3. Tambem gostei muito desse projeto, está me ajudando muito, muito mesmo, to com uma desenhada no pulso *-*
    msn: aninha.buzinho@hotmail.com
    orkut: aninha.mb@oi.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ain Anã é tão bom saber que está ajudando de alguma forma. Continua assim tá linda? Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou precisando de ajuda de alguém. Eu estou pensando em começar a fazer cortes nos pulsos e coxas, para que ninguém descubra o que estou fazendo. Já faz quase um mês estou pensando em fazer isso, já peguei facas da cozinha, passei na mão, mas na realidade nunca tive coragem realmente de ir mais forte e fazer os cortes.
    Mas o que aconteceu hoje está me fazendo criar coragem de começar a fazer isso, mas como já vi muitos vídeos na internet sobre o tema, fazendo alertas para não entrar neste mundo, quero saber o que eu faço.
    Eu fiz uma sacanagem das grandes com o meu melhor amigo, ele ficou com uma garota no mesmo dia que terminou um namoro, eu publiquei no ask da ficante e da namorada dele, contando tudo para elas, perguntas sobre esse assunto. Só que ele está namorando outra e ama muito essa garota e se ela descobrisse isso poderia terminar o namoro deles. Ele começou a ficar espiculando a história e eu não aguentei e comecei a chorar só que ele pensou que o choro fosse por outra coisa, disse que me perdoaria por o assunto que ele imaginava que era disse que não queria mais que eu fizesse aquilo, disse que me perdoaria. Mas eu consegui reverter a situação, consegui apagar as perguntas dos ask, mas o meu amigo começou a perguntar novamente sobre a mesma coisa. Para mim ele já sabia que quem tinha feito isso era eu e só estava esperando que eu confirmasse isso para ele, mas eu pensei errado ele não desconfiava de mim, mas no medo, na pressão confessei tudo. Sei que quando confessei eu estava quebrando toda a confiança que ele tinha em mim, porque eu me julgo muito amiga dele e faço essa sacanagem com o garoto. Ele disse que me perdoa, que só não quer que isso se repita.
    Mas o que me está deixando mal é o fato de eu não acreditar que eu fiz isso com meu melhor amigo, que ainda por cima ele me perdoou. Eu não estou me perdoando, eu estou pensando em fazer alguns cortes na minha pele, para ver se talvez o que eu estou sentindo se alivie, porque ficar como eu estou não está dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sei que a vontade de se cortar é grande, mas se vc fizer isso pode acabar virando um vicio... então tome cuidado com o que vc vai fazer

      Excluir
    2. Querida Gabriele eu sei que as vezes temos vontade de fazer coisas que possam aliviar nossas dores mas, creio que não há necessidade de se chegar ao extremo passei por coisas muito piores na vida e sei que nada de que eu fizesse iria adiantar por que no final das contas quem mais sairia prejudicado nisso tudo seria eu mesmo, eu sei que talvez não te interesse mas eu perdi uma coisa muito mais importante do que um namorado (a), na verdade o bem mais precioso que eu perdi foi a oportunidade ser ser pai e não existe dor maior no mundo, por que a pessoa que eu AMAVA foi em parte culpada por que ela frequentava festas HAVES com as amigas e mesmo sabendo que estava grávida de 3 meses ela consumiu muito alcool e entrou em COMA ALCÓLICO e por consequência perdeu meu filho sofrí por cinco longos anos mas hoje dei uma grande virada na minha vida e hoje posso dizer que a vida nos mostra caminhos bons e maus e decidi escolher o lado bom da vida se quiser conversar estou qa sua disposição no face um grande abraço

      Excluir
    3. oii, Gabriele
      não se corta pois isso só vai piorar.aliviar não vai eu tbm pensava assim,se ele ja te perduou tenta se perdoar,as vezes temos que passar por coisas dificiceis para poder um dia falar eu venci.e para provarmos a nos mesmos que somos fortes e você é forte você vai consegui estou torcendo por você e hj msm vou fazer uma borboleta com seu nome

      Excluir
  6. Gabi, presta muita atenção. Você se cortar não vai aliviar nenhum pouco as suas dores, vão só passar para outro lugar. Minha linda não faça isso com você, se seu melhor amigo te perdoou porque você não pode fazer o mesmo? Acredite, não vale a pena. Peça ajuda do papai do céu que tudo vai dá certo.

    ResponderExcluir
  7. Estou na psicoterapia a 1 ano e os cortes desapareceram a 2 meses. Mais continuo tomando antidepressivos. Sinto vontade de conversar com pessoas como eu, existe algum chat para isso?

    Liz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Liz, se quiser conversar comigo é só me mandar um email, é izabelalima2000@gmail.com

      Excluir
  8. Ow Liz, infelizmente não conheço muitas pessoas que teem esses problemas. Mas estou muito feliz pelo desaparecimento dos cortes, continue firme linda, você mais do que qualquer outra pessoa, vai se sentir mais feliz por isso.

    ResponderExcluir
  9. O projeto está me ajudando, e muito. Não me sentia bem assim a tempos. Um amigo meu também está m ajudando, o que mais dói é ver as cicatrizes que irão ficar por muito e muito tempo, mas que nada, a gente supera. Dias atrás senti vontade de me cortar de novo, mas fiz bem melhor que isso, fui mais forte e desenhei uma borboleta na minha coxa, bem em cima de algumas cicatrizes. Espero que muitos levem a sério o projeto. Obrigada (:

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome e thayna a algum tempo eu venho me cortando,meus pulsos estao cheios de cicatrizes.Quero parar mais nao sei como.E assim q eu parar tambem quero ajudar as minhas amigas a parar de se corta tbm.Como eufaço para consegui para?E assim como vc como eu faço pra poder ajudar minhas amigas??

    ResponderExcluir
  11. Milena, fico MUITO feliz por você. Por favor linda, continua com essa força de vontade. Sempre que se sentir assim, desenhe essa borboleta, saia, veja coisas novas e pessoas também, se DIVIRTA. Sem dúvidas a vontade de se machucar, vai passando aos poucos. Isso vale pra você também Thayna e pras suas amigas, tentem marcar programas diferentes, tentem manter a mente de vocês ocupada sempre com coisas boas. Quero ver vocês felizes.

    ResponderExcluir
  12. bom... hoje mesmo vou desenhar uma borboleta no meu braço e em minhas pernas... porque minhas pernas tmbm estão muito cortadas...

    ResponderExcluir
  13. Estava me cortando descontroladamente, minha psicologa quem me orientou a fazer a borboleta e me explicou como é o processo, já desenhei a minha,o nome dela é Esperança,e representa minha Irmã caçula,vou fazer de tudo para não matar minha borboleta :).
    Jhulie Rodriguês .
    Face : https://www.facebook.com/jhulie.rodrigues.3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda Jhulie, estou torcendo por você *-*

      Excluir
  14. oi,nao sei bem como falar isso, acho que é estranho ja que eu nao costumo falar disso com alguem, bom eu me corto faz mais de um ano, nao consigo parar, e por mais que tenham esses projetos, nao me interesso em fazer nenhuma coisa para parar com isso, de certa forma eu gosto de me cortar e principalmente ver como as marquinhas ficam em meus pulsos. eu sinto que estou presa à isso, mas nao sei como me ajudar, ja passei em psicologos mais eles nao me ajudaram em nada, so fiquei mais confusa ainda.... e a pressao que meus pais fazem em cima de mim é incrivelmente doloroso pq eles nao acreditam que eu aderi essa doença e sim copiei de algum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se quiser conversar, meu email é izabelalima2000@gmail.com , talvez possamos nos ajudar.

      Excluir
  15. Vou começar a fazer estas borboletas! Mesmo que não me corte! Eu amei a ideia

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma amiga que se corta, eu já falei com ela sobre isso mas não sei o que fazer pra ela parar, não entendo pq ela faz isso, queria entender de alguma forma, mas como faço pra convence - la a parar?7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/8/14 20:16

      olha convencer ela a parar n vai ser fácil mas mostre apoio, mostre q está disposta(o) a ajuda-la vc n sabe como é bom saber q tem alguem q vc pode confiar e pedir ajuda e saber q essa pessoa vai te ajudar

      Excluir
  17. Anônimo5/8/14 20:14

    comecei a me cortar e a tentar suicídio a 1 ano e n consegui parar ainda, o projeto está me ajudando mas será q ja n é tarde demais para começar? :c estou meio q passando pelo meu momento maio de fraqueza em 1 ano e quero mt desistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA é tarde demais minha flor, não desista da sua vida, papai do céu nunca vai desistir de você; Mesmo que muitos problemas venham te assustar e você pensa que não tem mais jeito, TEM JEITO SIM. Por favor, busque forças no lugar onde você mais se sente bem e não tenta mais tirar sua vida, por favor. Estou aqui torcendo pela sua felicidade.

      Excluir
    2. Não é tarde para recomeçar, vc vai conseguir, não perca a esperança, tente outra vez.

      izabelalima2000@gmail.com

      Excluir
  18. Tiago Dival11/8/14 08:39

    Entao , faz mais ou menos 1 anos q me.corto e eu conhwci ma garota q acabou virando uma das minhas melhores amiga , ela se corta tbm e mw apresentou o projeto , estou fazendo a 1 mes , me sinto muito melhor , e agr arrumei um namorado q me da o total apoio e estoi muito feliz mad as vezes vem aquela vontade imensa de rasgar meus pulsos pq afinal eu ja tentei me suicidar 8 vezes e acredite , nao valhe a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boooom que você conheceu essa garota especial, espero que ela ainda esteja te ajudando a superar tudo isso. Permaneça firme e saiba que a sua vida é MUITO importante sim. ♥

      Excluir
  19. Oi , só saibam q sou jovem .. Eu fui abusada na infância e qndo contei p minha mae ela não acreditou então guardo magoa desde então . teve uma pessoa q viu e achou q eu tava de safadeza , isso com nove anos . não costumo ficar só com homens pq tenho medo . desenvolvi um distúrbio alimentar , impaciência e grosseria . muita gente me incomoda. Agr to vomitando tudo que como mas tbm como tudo e depois choro em seguida me corto .. Eu quero parar . já não durmo direito nem sonho , mas tbm n conto p ningm estou só , completamente e . eu quero parar com isso . o projeto borboleta n er fácil n tem ningm com QM posso contar. VC pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda, como eu posso te ajudar? Fiquei muito comovida com a sua história, já que realmente tem uma história pesada e forte por trás dos seus problemas alimentares e sua vontade de se cortar. As vezes, quando a nossa mãe não é suficiente, tente procurar outra pessoa adulta que possa te escutar e que você tenha certeza que possa confiar. Essa é uma ferida dolorida e eterna, mas você pode tratar de amenizar a dor e conseguir viver sua vida. Não para por conta de um erro DE OUTRA PESSOA, não para de se importar com você; Saiba que és muito importante pra Deus e Ele vai te ajudar a encontrar a melhor maneira de passar por isso. Não vomite, não se machuque e tenta procurar um profissional pra conversar, ele vai saber melhor como agir. Qualquer coisa, estou aqui.

      Excluir
    2. se quiser conversar, ta aqui meu email: izabelalima2000@gmail.com

      Excluir
  20. oi,
    eu me corto faz 4 meses comecei pq estava passando por alguns problemas com a minha mãe e ainda estou só que amenizou,eu não conheço quem é meu pai isso contribuiu bastante comecei tentando fazer cortes com facas,tesouras mas daí lembrei lâminas e comecei a me cortar no pulso esquerdo onde eu achava pulsação minha vontade era de morrer.mas daí pessoas que eu amo descobriram começaram a se aprofundar do assunto pq na escola onde estudo não sou a uni ca e dai cada vez mais pessoas foram sabendo e me ajudando;só que uma dessas pessoas que amo descobriu o projeto e com o apoio do diretor da escola ela fundou na mesma temos pessoas que dá apoio a nos que nos cortamos; estou participando do projeto e tem me ajudado muito,parabéns pela iniciativa do projeto, durante esse tempo só tive uma recaida onde me cortei na barriga e mais ainda no pulso mas estou tentando sair disso e pra vc que pensa em se cortar, não faça seu primeiro corte não vale a pena; procure ajuda vai ser bem melhor para vc e vc que se corta faça o msm procure ajuda.procure desabafar e sair disso,vc que conhece algm que se auto mutila ou é familia,parente procure apoiar saber o que esta acontecendo e não julgar ou deixar de apoiar a pessoa pois isso só piora;o apoio é fundamental...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda, estou mtttttttttt feliz de ler seu depoimento. Queria muito que todas as pessoas que passam por isso, pudessem ter algum apoio como o seu. Mantenha-se firme minha linda ♥

      Excluir
  21. Oi,
    bom meu nome é Vitória, tenho 15 anos. Comecei a me cortar já faz uns 3 meses... Faço isso pq me sinto uma pessoa não aceita na sociedade. Sofri bullying quando tinha 10 anos, isso não ajudou nada na minha situação. Minha família faz algumas brincadeiras bobas, como me chamar de feia ou de menina inútil... Esse projeto é meio antigo né... Nem sei como não tinha descoberto. Eu me corto nas coxas, pois só uso calça e assim ninguém desconfia. Eu estou me cortando menos. Antes era a coxa toda cheia de cortes , agora são poucos... Ja pensei em contar para alguém, mas tenho medo das pessoas me julgarem... Esse projeto esta me ajudando. Eu só me corto depois que a borboleta sai! Antes eu me cortava na escola quando sentia vontade de chorar. Obrigada por ter essa iniciativa! Estou quase parando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha flor, pois nunca deixe a borboleta sumir. Se ela te ajuda, mantenha cada pedacinho dela em você. Que papai do céu possa te abençoar e sempre que precisar, estamos aqui pra te ouvir.

      Excluir
  22. Eu queria só poder desligar minhas emoções ser perfeita para tds... que Minha Mae me amasse que eu pudesse chorar a vontade.. pq as coisas estão me sufocando mt...da falta de ar d vdd e eu tenho q segurar choro... me cortava desde os 6 anos..e parei ano passado cm 15..já tentei suicídio 3 vezes...e td só piora..começo a achar q o problema sou eu msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é perfeita pra DEUS e Ele mais do que qualquer outra pessoa, te ama infinitamente. Procure alguém que te escute, mas alguém realmente BOM. Tenho ctz que sua mãe deve te amar muito, mas pode ter dificuldades de demonstrar isso. Não tenta tirar sua vida, não tenta se machucar, não tenta arrancar essa dor de maneiras que te fazem sentir mais dor. Você NÃO É O PROBLEMA, você NUNCA será o problema. Ora, confia e acredita naquEle que pode te ajudar sempre.

      Excluir
  23. olha eu ja me cortei varias vezes tomo antdepressivo ja tentei me suicidar !ja fui ao medico ,terapeuta,psicologa, ja entrei em depressao ja fiz cortes fundos,uns deles quase perfurou uma aveia minha ,o medico falou que tive sorte e tals... entao eu só queria dizer q eu viciei nao sinto vontade de parar e quando tento falar pra alguem da minha dor eu simplismente sla desabo choro me afasto e dou mais um corte!uma terapeuta falou pra eu lembrar de outras coisas me distrair sair um poko de casa e tals ! mas nao consigo eu me isolo !uns dos meus cortes foi por ilusão amorosa ai depois foi ´por varios outros motivos e depois nao parei e até hj mesmo com terapias e tals meus pais escondem facas laminas coisas pontudas e eu me corto de qualquer jeito ! até com pregadeirA De cabelo !!! e bgd pela atenção

    ResponderExcluir
  24. -Eu tenho uma amiga que se corta e não deixa a gente ajudar ela mas não sei como ela vai reagir quando a gente mostrar a ela o projeto então como eu posso chegar perto dela sem assustar?

    ResponderExcluir

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se