Leica

18:35

Por Alynne Moreira

Não sei se vocês já ouviram falar das câmeras de uma empresa ótica alemã chamadas Leixa Camera AG (abreviação de Leitz(sche) Camera). Elas pertencem a Ernst Leitz, agora a empresa foi dividida em três companhias: a Leica Camera AG, Leica Geosystems AG e Leica Microsystems AG que produziam câmeras, equipamentos de pesquisa geológica e microscópios respectivamente. 


Uma curiosidade sobre as câmeras Leica são que elas são conhecidas por serem uma das poucas câmeras que têm permissão de serem usadas dentro de alguns tribunais justamente porque elas são muito silenciosas e suaves na hora de fotografar.
As lentes Leica também fazem parte da linha de câmeras digitais da Panasonic e Lumix.

Pra vocês terem um ideia, a fundação dessa empresa foi em 1913 na Alemanha! Deixa eu contar um pouco da história dela. Se souber de uma câmera produzida antes da Segunda Guerra Mundial é uma coisa rara, poucos colecionadores tem hoje em dia uma dessas. Em 1932 a distância focal das câmeras foram padronizadas em 28.8mm, implementada na Leica model C e no próximo ano na Leica Standart.

Após a Segunda Guerra Mundial, Leitz continuou a produzir as versões posteriores Leica II e Leica III durante a década de 1950. Em 1954, Leitz lançou a Leica M3 e nessa ele introduziu o sistema Leica M, de encaixe de baioneta para lentes.

Agora, porque elas são tão importantes? Vejam isso:
Em maio de 2011, uma câmera Leica fabricada em 1923 foi leiloada por US$ 1,9 milhão. Tornando-se uma das máquinas mais caras da história! O que eu não daria pra ter uma dessas em mão e poder vender!

Hoje em dia a Leica está particularmente associada a fotografia de rua, especialmente durante o meio-fim do século XX, onde foi usada principalmente por Henri Cartier-Bresson ♥ um grande fotografo. 
 Câmeras da Leica, Lentes, acessórios e histórico de vendas são itens colecionáveis, tanto que existem dezenos de livros sobre elas e outros guias de colecionadores, incluindo um livro ilustrado de história de James L. Lager chamado "3 Volume Leica". 
A foto que abre esse post foi tirada por mim, tive a oportunidade de ter uma Leica em minhas mãos, e vou confessar que a sensação é ótima. É como segurar um livro de história !

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se