Sobre teatro: opiniões

18:55

Por Chay

Quando falam em teatro o que você imagina? Um palco, uma cortina se abrindo, uma peça sendo apresentada ou lembra de algum momento de uma peça que você assistiu, certo? Mas o teatro é muito mais do que uma peça que é apresentada. Tem toda uma equipe por trás de tudo aquilo, tem muita gente que trabalha para aquela peça estar sendo apresentada ali, já parou para pensar nisso? Existe todo um aprendizado para todos que estão ali participando daquela peça, seja atuando ou na produção.
Muitas pessoas começam o curso com a intenção de diminuir a timidez e acabam descobrindo que possuem talento para atuar. Há outras que pensam que teatro é só para quem quer seguir carreira de ator, mas não é, e tem pessoas que levam o teatro como um hobby. Seja qual for o motivo e o objetivo o teatro é uma experiência muito boa, para qualquer idade.

O teatro traz alguns benefícios como: Aprende a dominar a timidez, ajuda na concentração, estimula e exercita a memória, trabalha o convívio em grupo, estimula o auto-conhecimento, e também traz autoconfiança.
Esse ano eu tive uma experiência muito boa com o teatro e quero compartilhar com vocês, então escrevi um relato contando como foi e também procurei outras opiniões, então a Pâmela me ajudou falando um pouco da experiencia dela.

Nome: Chayenne
Idade: 17 anos, RJ

Eu sempre tive vontade de fazer aulas de teatro, mas não para ser atriz, eu queria fazer aulas para diminuir a timidez, que sempre foi um problema pra mim. Os anos foram passando e eu “aposentei” essa vontade, minha timidez diminuiu, mas não tanto. Esse ano eu mudei de escola e lá tem um projeto em que os alunos têm que montar uma peça que no meio do ano é apresentada em um teatro que o colégio aluga. Eu adorei a ideia logo de cara. Imagina só, seria uma experiência nova. Afinal, eu nunca fiz nada parecido com isso. E seria uma ótima oportunidade para eu ter um contato com o teatro, uma coisa que eu sempre quis. No inicio de tudo parecia que nada da nossa peça daria certo. Na primeira reunião da turma para decidir os grupos foi a maior discussão. Mas pouco a pouco percebemos que não adiantava a gente brigar porque nós tínhamos o mesmo objetivo. Começamos a agir de uma forma madura, esquecemos as briguinhas e desavenças e demos o nosso melhor, independente de tudo que tinha acontecido.

Passamos a ter aula de teatro, tivemos que montar o roteiro da nossa peça de acordo com um livro que recebemos. Os alunos tiveram que produzir a peça, desde figurino até marketing. No período da escola do elenco eu estava um pouco enrolada com a matéria da escola então preferi não atuar, tiveram os testes, os atores foram escolhidos, os grupos separados e eu fiquei no marketing e ajudava em tudo que era preciso. Eu quis participar de tudo! Porque eu estava muito animada com o projeto mesmo. Ao mesmo tempo em que a produção da peça foi cansativa e estressante também foi divertida e uniu muito a minha turma. Como eu era do marketing eu tinha que conseguir patrocínios para a peça, porque nós também tínhamos que conseguir dinheiro para produção. Ficava praticamente todos os dias em busca de patrocínio junto com outra amiga. Enquanto todo o resto da turma fazia a sua parte, o elenco ensaiava, o pessoa do figurino procurava roupa, os responsáveis pelo cenário decidiam qual seria a melhor decoração para a nossa peça. Foram uns 3 meses e pouco de muito trabalho, muito cansaço e estresse a peça estava pronta. Nós conseguimos fazer tudo dentro do prazo. 

O dia da peça chegou, fomos mais cedo para o teatro para fazer a passagem de luz, e eu adorei aquele clima do teatro, aquela expectativa, ver os bastidores, saber como é. À noite a nossa peça foi apresentada, e da um nervoso, uma expectativa para que tudo desse certo... É tudo tão bom! A loucura que é nos bastidores, um ajudando o outro para que saísse tudo perfeito. E o nervoso de ouvir a campainha do teatro tocar e saber que todo o trabalho de uma turma inteira estaria ali, passados em trinta / quarenta minutos. É agora ou nunca! É uma sensação tão boa quando você vê a platéia de pé aplaudindo o seu trabalho. Nossa, é uma sensação maravilhosa. Outras peças se apresentaram e no final tinha o resultado da competição. A ansiedade pelo resultado era enorme. E quando anunciaram que o Melhor Espetáculo era a minha peça, a peça da minha turma foi uma alegria sem igual. A sensação de que todo o seu trabalho valeu a pena é muito boa.

Essa foi a minha experiência com o teatro. Essa experiência foi ótima, eu aprendi muito! Não só coisas relacionadas com o teatro, mas aprendi também coisas que eu vou levar para o resto da vida. Digamos que o teatro me ajudou a crescer como ser humano. Com esse projeto eu tive mais vontade ainda de fazer teatro. Porque sem dúvidas é uma experiência fantástica.

Nome: Pâmela 
Idade: 17 anos 
Campo Bom, Rio Grande do Sul.

Moro em uma cidade pequena e aqui tem uma escola chamada Escola de arte e educação e lá aula de desenho, dança, música e teatro, totalmente gratuito. Comecei a fazer teatro aos 15 anos quando minha mãe me matriculou nessa escola porque ela achava que eu tinha talento. Na minha primeira aula eu morri de vergonha e fiquei sentada à aula inteirinha só olhando e não quis participar. No começo eu não gostava de decorar os textos e achava os ensaios cansativos. Não levava a sério, mas com o tempo eu fui vendo que o teatro é um mundo novo que se abre para nós. 

O teatro me ajudou a não ser tão tímida, a tratar melhor as pessoas, aprendi a falar em publico, a ser mais paciente também. E com o passar das aulas eu fui aprendendo a me comportar no palco, o que se deve ou não fazer, a melhor maneira de se expressar, e eu fui me apaixonando casa vez mais pelo teatro. É um mundo novo de fantasias, histórias, diálogos, criamos vida e sorrisos. Quando você está no palco vivendo toda aquela história é uma sensação indescritível. E ser aplaudido por uma coisa que você gosta de fazer é melhor ainda. Hoje eu faço parte de um grupo de teatro adulto, e é essencial na minha vida, é uma espécie de terapia para mim. Não me vejo mais longe do teatro, mesmo eu não pretendendo seguir carreira artística eu não quero ficar longe do teatro. Ele já faz parte de mim!

Claro que cada pessoa é única, e que cada um vê e entende o que está a sua volta de uma maneira, alguém que já tenha feito teatro pode não ter gostado ou não ter aprendido tantas coisas como outras aprenderam, mas não se deixe levar por essas opiniões sem antes experimentar. É uma ótima experiência.
OBS: Obrigada a Pâmela que disponibilizou algumas fotos suas do teatro. E outras fotos foram retiradas da internet.

Você pode gostar também:

0 comentários

POPULARES

INSTAGRAM

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Inscreva-se